Anúncios, Marcas e outros
- Propaganda de sabão em pó:
Qual a mensagem subliminar traz essa propaganda do OMO?
Vamos analisar a imagem. Ela traz: o sabão em pó, uma mulher e uma máquina de lavar roupas. 3 elementos óbvios, a princípio. Mas se fosse tão óbvio não seria subliminar.
Bom, vamos ao "segredo" publicitário que essa propaganda do OMO leva às donas de casa:
Vc já viu alguma dona de casa fazendo faxina ou mesmo lavando roupas, com uma roupa social? Claro que não! Aí está a subliminar: o objetivo é chegar às mulheres da classe A, aquelas bem-sucedidas, executivas etc. Repare na foto novamente e veja se a moça não parece ter esse perfil?
Ora, mas uma executiva, em tese, não vai para o tanque, certo? Certo. O objetivo é atrair a dona de casa comum, que não é executiva, mas que gostaria de ser como essa "bem sucedida" da foto. Mirou-se num alvo para acertar em cheio o outro. Eis a subliminar.
Dificilmente, vc verá um comércio de produtos desse gênero com donas-de-casa de lenço na cabeça, com roupa rasgada e chinelo de dedos, pois nenhuma consumidora haverá de adquirir tal produto, entendeu?
Por que o apelo sexual em propagandas de bebidas, carros etc?
Serve para desviar a atenção racional. De forma consciente, eventualmente, vc poderia nem adquirir tal produto, aí entra a subliminar com apelo sensual para te convencer que o dinheiro empregado nesse irá lhe proporcionar um prazer que compensará o gasto.
É claro que aqui estou fazendo uma consideração bem ampla, pois cada marca de cerveja, de carro, de cigarro, enfim... traz a sua subliminar a fim de atrair determinado consumidor.
Vamos analisar a imagem. Ela traz: o sabão em pó, uma mulher e uma máquina de lavar roupas. 3 elementos óbvios, a princípio. Mas se fosse tão óbvio não seria subliminar.
Bom, vamos ao "segredo" publicitário que essa propaganda do OMO leva às donas de casa:
Vc já viu alguma dona de casa fazendo faxina ou mesmo lavando roupas, com uma roupa social? Claro que não! Aí está a subliminar: o objetivo é chegar às mulheres da classe A, aquelas bem-sucedidas, executivas etc. Repare na foto novamente e veja se a moça não parece ter esse perfil?
Ora, mas uma executiva, em tese, não vai para o tanque, certo? Certo. O objetivo é atrair a dona de casa comum, que não é executiva, mas que gostaria de ser como essa "bem sucedida" da foto. Mirou-se num alvo para acertar em cheio o outro. Eis a subliminar.
Dificilmente, vc verá um comércio de produtos desse gênero com donas-de-casa de lenço na cabeça, com roupa rasgada e chinelo de dedos, pois nenhuma consumidora haverá de adquirir tal produto, entendeu?
Por que o apelo sexual em propagandas de bebidas, carros etc?
Serve para desviar a atenção racional. De forma consciente, eventualmente, vc poderia nem adquirir tal produto, aí entra a subliminar com apelo sensual para te convencer que o dinheiro empregado nesse irá lhe proporcionar um prazer que compensará o gasto.
É claro que aqui estou fazendo uma consideração bem ampla, pois cada marca de cerveja, de carro, de cigarro, enfim... traz a sua subliminar a fim de atrair determinado consumidor.
- Alguns exemplos de propagandas de cervejas com apelo sensual:
As duas acima são bastante claras, mas veja a seguir uma subliminar da Antarctica, também com apelo sensual:
- Antartica:
Encontrou? Não?
Então, vamos analisá-la:
O líquido saindo da garrafa em direção ao copo, subliminarmente traz um casal num momento bastante íntimo. A olhos nus, imperceptível.
Agora repare novamente na cerveja que vai da garrafa ao copo, e a mesma imagem aumentada, na seqüência:

Então, vamos analisá-la:
O líquido saindo da garrafa em direção ao copo, subliminarmente traz um casal num momento bastante íntimo. A olhos nus, imperceptível.
Agora repare novamente na cerveja que vai da garrafa ao copo, e a mesma imagem aumentada, na seqüência:

Nessa mesma imagem publicitária da Antarctica ainda há uma outra mensagem sensual. Repare, se nesse mesmo copo, a espuma formada não é de uma mulher deitada? Pronta para o consumo.
Muito já se falou sobre mensagens subliminares em marcas tão importantes e associadas como a COCA-COLA, A PEPSI E A MCDONALD'S... Empresas especialistas em subliminares e truques publicitários!
Porém, algumas dessas mensagens dependem um pouco das perspectivas...
Invertendo o logo da Coca-Cola podemos obter as palavras " Alo Diabo"
- Coca Cola:
.Colocando o mesmo logo na vertical, obtemos algo que se assemelha a uma homem (talvez a beber)
.Num anuncio da coca -cola, num dos cubos de gelo consegue-se, ampliando, claramente identificar um rosto humano de boca aberta e um pênis à sua frente:
Num outro anuncio os raios em torno da coca-cola forma o símbolo ao qual associamos a Mcdonald's! Como todos sabemos, a coca-cola e a Mcdonald's já formam "aliança" há bastante tempo...
Em tempos, numa das versões das caixas do Happy Meal da Mcdonald's encontrou-se o personagem Ronald Mcdonald a fazer um gesto obsceno.
Neste publicitário o liquido que sai da garrafa parece assemelhar-se ao corpo bem delineado de uma mulher! Note-se que é um anuncio da "Coca-Cola LIGHT" podendo facilmente relacionar-se esse corpo bem estruturado e esbelto com a menor percentagem de açúcar que este Cola possui na sua composição. Porém, para uns o corpo é bem visível logo, não consideram mensagem subliminar!
- Pepsi
A pepsi lançou umas latas de edição limitada em tempos... Pondo umas dessas latas sobrepostas, forma-se a palavra "Sex".
- Guaraná Antartica
Simples assim
- BRILMIS:
Neste exemplo, o nome do produto é BRILMIS, esponja de aço para lavar a louça. A subliminar está exatamente no nome BRILMIS - Seria BRIL SIM apelando a " brilho sim". Subliminar que deixaria no nosso inconsciente que o produto traria muito brilho à louça.
- ASSOLAN
Neste exemplo do mesmo produto brasileiro o nome "ASSOLAN" ao contrário dá " NALOSSA" .
- Banco do Brasil
O Banco do Brasil, banco do governo federal, traz uma explícita subliminar, através da camisa da garotinha, que traz o número 3
E o que tem demais esse número 3? Simples, sugere um 3º mandato (ou mesmo a continuidade do governo Lula).
- Marlboro foi feito para executivos gays
Surgiu a hipótese de que o design dos maços de cigarro Marlboro foi cuidadosamente criado para criar uma legião de homossexuais tarados e… executivos. Em primeiro lugar, dizem que o polígono vermelho no topo representa literalmente as nádegas assadas de quem fica muito tempo sentado, seja no escritório, no trânsito ou qualquer outro lugar — isso seria um chamativo para os executivos. Em segundo lugar, as letras L e B são maiores na palavra para representem um símbolo fálico, o pênis para, finalmente, esquematizar o desenho de um homenzinho excitado.
Vamos aos fatos: por que a maior marca de cigarros do mundo iria limitar seu mercado consumidor, confinando a tal mensagem subliminar ao restrito grupo dos executivos homossexuais quando eles poderiam ganhar o mundo com algo mais abrangente? Depois, CARAMBA… como podem enxergar um homem excitado em uma palavra?!
- CANDIES
E o que dizer dessa abaixo? Em uma propaganda da famosa marca CANDIES, se presumi uma mensagem subliminar em relação á onde o foguete na tela do computador estaria indo.
Cada um toma sua própria opinião a respeito.
- Epilator Panasonic:
Este anuncio é sobre a depiladora eléctrica da panasonic. Vemos uma mulher sentada e depilada com a maquina de lado... Tudo bem certo? Mas se prestarmos atenção vemos que o local onde ela está sentada e a disposição das suas pernas formam as pernas abertas de uma mulher e o ser orgão genital - insinuando talvez que faria lá também uma boa depilaçao.
- CAMEL:
Nesta propaganda da CAMEL podemos ver três mensagens subliminares.
Primeira: a palavra SEX no cubo de gelo.
Segunda: um pênis, ainda no cubo de gelo (imagem inserida no cubo), indo direto na boca da mulher. Nota-se que é a zona do cubo de gelo em tom mais arrosado e que o traço vermelho em cima do E do "Sex" forma a glande.
Outra coisa que evidencia ainda mais a existência de mensagens subliminares nessa propaganda é a mensagem "What you're looking for.", ou seja, "O que você está à procura?.", reafirmando a ideia que as mensagens subliminares da propaganda passam e chamam a atenção do seu público alvo para elas.
- GIN
Nesta publicidade de GIN repare nos cubos de gelo:
Eles formam a palavra " SEX".
- Cerveja Imperial:
- Vodka
Num anuncio de Absolut Vodka colocando a imagem do copo com gelo em tonalidades mais agravadas e contrastes, vemos que se encontram as palavras " absolut vodka".
- Nova Schin
- Noutro anúncio da cerveja, desta vez em TV:
Uma subliminar foi encontrada no anuncio de televisão da Nova Schin pela ONG Mensagem Subliminar.
Um homem diz algo no ouvido de Zeca Pagodinho e, embora não desse para ouvir, ainda dava para ler os lábios dele enquanto dizia: "tu experimente isso aí agora — cara — ou eu pego essa garrafa e enfio no teu rabo!".
Segundo ONG Mensagem Subliminar, Zeca Pagodinho representaria o povo brasileiro no anúncio.

Quanto a essa propaganda reforço um noticiário:
"Promotora quer que empresas expliquem propaganda
A promotora de Justiça do Consumidor, Deborah Pierri, pediu que a Schincariol e a Fischer América Comunicação Total prestem informações sobre a propaganda da Nova Schin. A ONG "Mensagem Subliminar" está acusando as empresas de fazer propaganda abusiva.
De acordo com a ONG, o personagem que pede para o cantor Zeca Pagodinho experimentar a cerveja diz no ouvido dele: "tu experimente isso aí agora — cara — ou eu pego essa garrafa e enfio no teu rabo!". Apesar das palavras estarem inaudíveis na propaganda, a promotora quer que as empresas se pronunciem sobre o diálogo.
Segundo Deborah, não se pode admitir que palavras de baixo calão sejam usadas em um comercial porque ferem a dignidade da pessoa. Se ficar comprovado o uso dessas palavras, a promotora deve pedir um termo de ajustamento para veiculação da propaganda. Se não for atendido o pedido, a promotora entrará com uma ação civil pública contra as empresas."
- AXE
Na embalagem de AXE, encontra-se a palavra " Sex".
- Cerveja Itaipava:
O simbolo da cerveja ITAIPAVA contém um orgão sexual masculino. Lembramos que tudo pode-se dever à imaginação das pessoas...
Livro: Ame e Dê Vexame, de Roberto Frei
Estas mensagens subliminares parecem imperceptíveis por um bom tempo mas. Com uma ampliação:
Acima do título do livro vêm-se cachos de uvas. E o que mais? Órgãos sexuais masculinos e femininos. Desta vez, bem idênticos!
- Ouro Branco:
Bombom Ouro Branco. As letras não formam uma imagem curiosa?
- Pão "bread is life"
Neste anúncio com pão, é tão evidente a parecença dos seus constituintes de imagem com o orgão sexual masculino que até se questiona se será ou não subliminar... E então em conjunto com a frase " bread is life" - " pão é vida" ? Aqui talvez fosse mesmo intencional a parecença.
- Essa subliminar é bem conhecida pelos que acessam sites de mensagem subliminar pela net. Pelo o o que eu já li a respeito, a imagem abaixo estava em uma propaganda (ou coisa do tipo) da Gucci. Nela você pode ver quatro flores meio psicodélicas, uns insetos, um pássaro. E o que mais?
Seria a palavra SEX?
- Agora, outra subliminar. Eles não iriam deixar passar uma coisa tão séria assim. A não ser que fosse uma mensagem subliminar.
O homem da foto está com seu membro excitado e a mulher está aos pés dele (submissa)
- Esta é uma publicidade muito interessante também! Se olharmos a imagem na sua posiçao normal está tudo bem... Mas se a invertermos totalmente e taparmos a cara da mulher, aparece uma outra. Note e tire suas próprias conclusões...
- "O Sonho" de Pablo Picasso
Essa obra, dita por especialistas, mostra uma mulher em cena sexual.
- E pra finalisar, especialistas não deixaram de estudar o slogan mais conhecido da televisão brasileira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário