quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Quando termina uma amizade?

Pode ser que, diante dessa pergunta, muitas respostas tenham vindo à sua cabeça: Quando há traição; quando uma das pessoas se muda para outra cidade; quando a outra pessoa começa a namorar; quando um se decepciona com o outro. Enfim, uma série de conclusões prontas. Todos os motivos que foram citados não são determinantes para uma amizade terminar, pois se esta é verdadeira, ela está fundamentada e o verdadeiro fundamento supera tudo. Mas, infelizmente, há uma razão bem concreta para uma amizade terminar: quando ela deixa de ser amizade!
Alguém pode nos dar um sei lá,presente, e nunca tentar tomá-lo de volta. Mas nós podemos pegar esse presente e jogá-lo na parede, quebrá-lo, estragá-lo. É exatamente isso que acontece com a amizade. Recebemos ei-la, e somos nós quem estragamos tudo. Esse tipo de relação não é amizade. Podem até chamá-la dessa forma, mas, na verdade, muitas vezes, não passa de apego, conveniência, interesse, carência mútua, codependência afetiva, status social, coleguismo, sociedade, associação ou qualquer outra nomenclatura para relacionamentos afetivos que não ultrapassam a sensibilidade, as emoções, os interesses pessoais, sejam eles os mais nobres ou os mais deploráveis, mas, independentemente disso, se limitam exclusivamente aos nossos interesses.
Esses tipos de relacionamento realmente acabam, pois estão baseados em propósitos, em metas – positivas ou não – que se esgotam com o passar do tempo. 
Quando se alcança o objetivo definido, os que estão envolvidos naturalmente se separam e tudo acaba. Quando a essas relações muito sentimento é associado, o estrago é muito maior. Quem está envolvido não consegue ou não quer enxergar que aquele relacionamento é prejudicial e insiste em seguir adiante só prejudicando a outra pessoa. Tudo se reduz a uma compensação de carências; feridas que se encontram e só crescem juntas; um sentimento de posse destrutivo em graus menores ou maiores; nada que se aproxime de algo que deveria chamar A-M-I-Z-A-D-E.
A tal amizade só acaba quando deixa de ser amizade, Por quê? Porque realmente sujeitou-se à situações, fatos dos quais citados antes em relação a interesses pessoais.

Se ao ler esse texto você disser que a sua amizade acabou, algumas perguntas você deverá se fazer: Acabou mesmo ou está passando pelo processo normal de temporização, pelo qual todo relacionamento passa para amadurecer? Ou pior: por causa das dificuldades, dos sofrimentos do amadurecer, você preferiu, por fraqueza, desistir do dom Amizade? É preciso ter coragem para se olhar no espelho e se questionar.
Se acabou, talvez essa amizade não fosse AMIZADE, não passasse de uma caricatura.

 

Quando termina uma amizade?

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quando começa uma amizade?


Talvez essa seja a grande pergunta que incomoda tanto aqueles que têm amigos quanto aqueles que querem vir a ter um. Os que os têm querem entender de que forma alguém ganhou tanto espaço em sua vida; os que não os têm, querem saber como um amigo pode surgir em sua vida.


Por experiência própria, posso afirmar que amigo nunca é alguém que você escolhe. Amizade é dom, vem de Deus e por isso mesmo, muitas vezes, se manifesta em nossas vidas de maneira surpreendente. Amizade se arriscada a ser escolhida tem tempo de validade. Não escolhe.
Amizade é um processo que pode ser construído com anos ou com minutos. O tempo não importa quando falamos de amigos. Amizade não conhece tempo. Ela vive em um período de graça que você não sabe quando começou nem quando vai acabar. Vive em um tempo que não tem tempo. Quando você percebe, aquele que até então era só mais um, traz agora uma visão sua que você mesmo não conseguia ver.
Quando começa uma amizade? Quando eu paro de buscá-la por mim mesmo e deixo que o tempo me surpreenda com o que ele tem de melhor. Esse tempo é Deus.Ele vem e não me deixa caminhar sozinho. Ele me dá um companheiro de viagem, alguém que possa olhar e entender tudo o que se passa comigo, sem que eu necessite lhe dizer uma só palavra.



Quando começa uma amizade?