sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mensagens subliminares:Desenhos,Filmes,Marcas e Anúncios.

A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a mais. A arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de mensagem ou propaganda subliminar toda aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e a aceitamos como se tivéssemos sido hipnotizados. Por definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa.
O tema mensagem subliminar me chama bastante atenção, não só pelo fato de ser um meio de se passar a idéia de forma imperceptível, a maior tacada de marketing, a meu ver, da história, mas também pelo fato de ser um assunto bastante enigmático, que acaba gerando muitas especulações em torno de marcas e pessoas famosas.

A seguir matérias claras e óbvias após estudos científicos. ACREDITEM QUEM QUISER E TIVER UM SENSO VÁLIDO DE CRITICA!

Desenhos animados e quadrinhos


  • Muitos dizem que o Homem Aranha faz o mesmo que os roqueiros fazem para representar o diabo e que isso seria uma mensagem subliminar.



Pode-se não considerar subliminar por duas razões:

Primeira: Não dá para dizer que é subliminar algo como uma mão em forma de dois chifres sem que a pessoa saiba previamente que esse sinal representa o diabo.

Segunda: A mão em forma de chifres está facilmente visível.

Talvez seja apenas uma forma de chamar a atenção dos jovens.
O Homem Aranha precisaria apertar uma espécie de botão para a teia ser acionada, daí o sinal em forma de chifre.



  • Numa cena do desenho animado " Sponge Bob Squarepants" há uma explosão de números e palavras entre os quais se notam perfeitamente separados do resto três números 6. "O número demoníaco"


  • Nos desenhos " Dragon Ball" o mesmo número aparece num carro com estampado de chamas e com o nome de "Satan".

Na mesma animação existe uma personagem chamado "Satan".




  • Aladim, sem mais...



  • Hey, Arnold






  • Numa banda desenhada de Mauricio de Souza, " Horácio"

Nesta banda desenhada de Mauricio de Souza, " Horácio", na ultima vinheta existe uma mulher nua deitada, formada pelas montanhas. Agora atente na conversa das personagem:
x- Não sei o que deu em você para só dormir no alto daquela montanha Horácio.
H- Nem eu! Mas eu acordo tão bem... Tão revitalizado!
Bem, mesmo que as crianças não entendam a "graça" deste quadradinho, não é correto publicar-se tal coisa para público assim jovem.
São este tipo de mensagens subliminares que atraem as crianças, mesmo elas não sabendo porquê! "Há qualquer coisa naquela BD..."


Os artistas da era de ouro dos quadrinhos (1930-1940) quando ilustravam as suas capas procuravam enfocar as raízes dos conflitos dos seus heróis: O Super-homem aparecia na maioria das vezes em uma luta contra o Lex Luthor, o Batmam contra o Coringa.
Mas, estranhamente, a figura que sempre aparecia em oposição à Mulher Maravilha era algum símbolo fálico.
Nos seus primórdios, a maior ameaça para esta famosa heroína Amazona (que estreou em 1941) era ser atacada por objetos e foguetes que se pareciam muito com um orgão sexual masculino... Os artistas que desenhavam a personagem tinham uma enorme criatividade de utilizar qualquer coisa que poderia ser aludida de tal forma - como por exemplo quando a princesa amazona é o recheio de um sanduíche de dois aranha-céus ou mesmo quando ela monta outro aranha-céu e parece estar a acariciar o seu topo...
Qual é a teimosia com estes objetos e posições? Coincidência? Em tantas capas??De algum modo essas capas produziram algum efeito nas fantasias juvenis do seu tempo (mesmo se seus leitores não fizessem idéia do que os atraia)



Outro exemplo em BD:





EM BREVE SUBLIMINARES DE FILMES, MARCAS E ANÚNCIOS.